blog

Por que cometemos os mesmos erros?

Por que cometemos os mesmos erros?

Saiba o que fazer quando não se consegue evitar comportamentos que não gostaria de ter.

Talvez você já tenha se perguntado: “Por que sempre acabo repetindo os mesmos erros?” Ou: “Por que repito comportamentos que não gostaria de ter?”

A grosso modo, a REPETIÇÃO (para a Psicanálise) diz respeito a uma barreira criada pelo Ego (Eu) com a intenção de manter conteúdos angustiantes nas profundezas do INCONSCIENTE (recalcamento), para não ter que lidar com tais conteúdos, já que são causadores de angústia. Porém, tais conteúdos não ficam para sempre reprimidos no Inconsciente, pelo contrário, chega um momento em que eles começam a vencer a barreira do recalcamento e retorna como REPETIÇÃO (retorno do recalcado). Esse retorno se dá através dos SONHOS, PENSAMENTOS QUE LEVAM A UM ESGOTAMENTO, SINTOMAS, ATITUDES, ETC.

A REPETIÇÃO ocorre quando falta a ELABORAÇÃO (ELABORAR significa trabalhar e compreender, é como se fosse a “cura”), e a ELABORAÇÃO não acontece devido ao fato de a pessoa não se RECORDAR. Talvez você possa me perguntar: “Mas como eu posso repetir algo do qual não me recordo?” É isso mesmo! Nós temos uma memória inconsciente, isto é, não me recordo, mas como são conteúdos que estão no inconsciente, eles nos levam à repetição de forma praticamente automática e sem que a gente perceba.

Em suma, para aquilo de que o paciente NÃO SE RECORDA (não chega à consciência por bloqueio do próprio EGO) e que, portanto, necessita de ELABORAÇÃO, só resta a REPETIÇÃO. Em outras palavras, a REPETIÇÃO substitui a RECORDAÇÃO e impede a ELABORAÇÃO (“cura”).

E como eliminar a Repetição?

Durante o processo psicoterápico, o Psicólogo de abordagem Psicanalítica contribui, através das técnicas baseadas no seu aporte teórico, para que o paciente consiga RECORDAR questões vivenciadas no seu passado e que, portanto, influenciam o seu presente. Quando o paciente não consegue, necessariamente, RECORDAR-SE de algo que o analista pergunta, pede-se para o sujeito imaginar o que teria dito/feito em tal situação. Quando a RECORDAÇÃO vier (a RECORDAÇÃO bem trabalhada), esta substituirá a REPETIÇÃO, vencendo-a. Então, ocorrerá a ELABORAÇÃO (“cura”).

______________________

Psi Wesley Lutero M. Da Silva

CRP: 06/167771

Fonte: Evidenciador 

Compartilhar